Minha aventura com jejum intermitente

Eu sempre tive a tendência de comer bem mais do que eu realmente preciso e pra quem acha que deve comer de 3 em 3 horas isso pode ser uma perdição, né? Pra mim estava sendo! Porque por mais que eu estivesse preocupada com a qualidade da minha comida eu ainda comia muito. Ok que quando eu estava malhando isso era até necessário porque eu realmente sentia mais fome que o normal, mas quando tive que parar de malhar por causa do meu pé eu percebi que não tinha mais fome para a quantidade de comida que o nutricionista passava pra mim. Foi nesse momento que eu comecei a prestar mais atenção aos posts sobre jejum intermitente que a Lara Nesteruk postava no Instagram 😉

Assim como a grande maioria das pessoas eu também fui ensinada que “devemos comer de 3 em 3 horas pra manter o metabolismo acelerado”. Só que nestes mais de 5 anos que eu conheci o estilo de vida Paleo/LCHF o que eu mais leio é que esta diretriz não é a estratégia mais eficaz para perder peso ou ter uma saúde legal. Mas assumo que mesmo sabendo disto eu não tinha o costume de ouvir o meu próprio corpo e este sempre foi o meu maior desafio porque eu acabava comendo mesmo estando sem fome, sempre respeitei os horários convencionais de comer.

E aí que sem malhar e sem fome eu resolvi me aprofundar mais nesse mundo do jejum intermitente e acabei lendo muito e fazendo algumas experiências em mim mesma.

Eu comecei pulando um almoço aqui, outro ali e a sensação era tão boa que eu nem sei explicar! Mesmo trabalhando e estudando nem parecia que eu não estava comendo o tanto que eu estava acostumada. Mas que fique claro que eu comecei a fazer isso depois de mais de 3 meses focada em comida de verdade e numa alimentação de baixo carboidrato. Acho que vale ressaltar que nos dias em que eu furava e acabava comendo algo denso em carboidratos nem me sentia com vontade de pular refeições porque a fome sempre voltava!

Também fiz alguns jejuns de 24h e foram ótimos, de verdade! Em um mês eu perdi quase 4 quilos e finalmente cheguei aos 57,5kg, mais uma meta na conta! Eu nem acreditei quando vi o peso na balança só baixar e as roupas ficarem cada dia mais soltinhas. Logo depois fui ao nutricionista e o resultado não poderia ter sido melhor. Em 9 meses eu perdi 11,2% de gordura corporal e fiquei com as medidas que me deixam com um corpo mais harmonioso.

Nessa última ida ao nutricionista, e sem poder malhar, eu adotei de vez o café com óleo de coco no café manhã. Parei com mais essa obrigação alimentar! Nunca fui de comer muito pela manhã e era um sacrifício pra mim ter que preparar e comer panqueca, ovos mexidos, suco verde, frutas ou sei lá mais o que eu achava que era ideal nessa refeição. Ah e aprender a só comer quando se está com fome também é algo que ajuda demais. É libertador poder ignorar o relógio e saber que tudo bem não comer agora.

Isso tudo foi no primeiro semestre de 2016 e sigo com o mesmo estilo de vida. Muita coisa aconteceu, vocês bem sabem, e eu até dei uma engordadinha porque não foi fácil sair da rotina certinha que eu tinha. Hoje não foco mais no meu peso na balança e sim nas minhas medidas. Depois de tantos anos acompanhando meu corpo nessas experiências malucas ficou mais fácil saber aonde quero estar. Além de me sentir muito mais feliz e companheira desse corpinho que é só meu (preciso escrever sobre isso porque faz toda a diferença!).

Aqui vão algumas fotos pra vocês verem a diferença nas bochechas! Elas dizem muito sobre mim hehe

Vejam que não foram só as bochechas que diminuíram 😉 E o tanto que eu amo esses meus óculos!

Pra quem ficou curioso, indico esse maravilhoso vídeo do Dr Souto com o Rodrigo Polesso e o Dr Jason Fung.

2 comentários sobre “Minha aventura com jejum intermitente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s