Dicas para seguir firme num desafio alimentar

DICAS-PARA-SEGUIR-FIRME-NUM-DESAFIO-ALIMENTAR-DESACELERA-CAMILA

Já se foram dois desafios alimentares aqui no blog e logo logo eu pretendo fazer mais um, afinal 2016 será o ano dos desafios de 30 dias eheh E já falei do Método Seinfeld que me ajudou muito a completar os 30 dias de bichos e plantas, mas hoje quero falar de mais umas coisinhas que eu fiz nesses dias e que me ajudaram muito a manter a linha e seguir em frente.

Porque não tem muito pra onde correr quando o assunto é mudar hábitos que carregamos por anos e anos. Temos que mudar nosso comportamento em relação às coisas pra obtermos resultados diferentes daqueles que já temos e que não estão nos fazendo felizes. Por isso resolvi listar algumas coisas que fiz, e continuo fazendo, pra me manter na linha.

Esconder a balança

Uma das primeiras coisas que a Lara Nesteruk falou quando lançou o desafio foi que não deveríamos nos pesar durante os 30 dias. Gente! Isso pra mim já seria o primeiro desafio porque vocês não têm noção do quanto eu sou dependente da balança. Ok que eu sei que peso não quer dizer nada, que é só um número e blá blá blá Mas eu me assumo como viciada em me pesar. Muito!

Eis que na segunda semana do desafio eu me pesei e nada feito, meu peso estava ridiculamente o mesmo e me bateu um bode tão grande que sim, eu pedi pro Cris esconder a balança de mim. Juro que me tranquei no quarto enquanto ele sumia com a danada do lugar onde eu sempre a mantive.

E foi maravilhoso! Porque meu peso quase não mudou, mas as medidas sim e isso que importa, né?!

Manter uma rotina alimentar

Infelizmente não dá pra variar muito quando se está seguindo um desafio alimentar e acho que é mais fácil mesmo quando se faz um planejamento e se topa repetir algumas refeições. Eu já  falei das minhas marmitas e vocês viram que a base acaba sendo a mesma, né? É bem melhor não variar muito no dia a dia. Até porque é mais fácil ficar nesta zona de conforto criada com alimentos que sejam permitidos e que role fazer em quantidade maior. Menos trabalho gera menos preguiça que gera menos furos!

E isso a gente tem mantido aqui em casa. O saladão de vegetais crus continua sendo base da nossa alimentação sim, pra que mexer em time que está ganhando? Não precisa né?! Claro que tem dias que dá vontade de mudar um pouco, mas no geral é uma proteína com o saladão ao lado. Receita infalível hehe

Fuja das tentações

Esta uma das coisas que eu já faço desde que conheci a LCHF. Se eu como besteiras é sempre na rua! E nunca trago sobras pra casa, nunca! O jeito mais fácil de manter a linha é não ter aqueles alimentos que fazem você sair da dieta por perto. E isso é simples, né? Afinal uma barra de chocolate não pula na sua sacola de compras, não é mesmo?! eheh

E lembram que eu falei que a nossa força de vontade é limitada? Pensem comigo, se você já tem que se esforçar pra comer certinho, imagina se esforçar pra comer certo e ainda não atacar os cookies que estão ali dentro do armário? Não rola mesmo!  Aqui em casa nunca temos tentações, nunca mesmo, acreditem. Se quero uma besteira tenho que ir à rua pra comprar e como por lá mesmo.

Ah e outra coisa é não trazer comida de festinhas e encontro com amigos. Nossos amigos mais próximos já sabem, nunca trazemos brindes ou algo que tenha sobrado.

Ficar mais em casa

Eu não sou a favor de “fugir pra montanhas” só porque estou fazendo uma dieta e tudo o mais, mas pode ser que seja válido pelo menos no início. Então quando quero fazer alguma mudança significativa na minha rotina acabo preferindo ficar mais em casa mesmo.

Conforme vou me acostumando e me sinto mais forte no propósito vou me permitindo sair mais e me planejo antes pra saber se comerei no lugar ou se como antes de ir. Até porque não tenho vergonha nenhuma de ir aos lugares e só tomar uma água. Tô nem aí! Quem sabe da minha vida sou eu e se o amigo ficar chateado, desculpa mas azar o dele 😉  Prezo muita pela companhia dos amigos, muito mesmo, então dificilmente nego um encontro, mas também não permito que ditem o que eu vou comer.

Beber chá

Também já falei disso aqui, mas não custa relembrar que amo chás e eles são sempre bons amigos na hora de qualquer dieta. Mesmo na época em que eu fazia aquelas dietas de passar fome, os chás já eram meus companheiros. Agora não é muito diferente! Acho eles ótimos pros momentos em que não estou com fome, mas sinto aquela vontade de colocar algo na boca.

Porque essa é a verdade, nem sempre comemos porque estamos com fome e trabalhando em escritório às vezes dá vontade de mastigar alguma coisa. Vocês poderiam dizer pra eu mascar um chiclete sem açúcar, mas também estou tirando os chicletes da minha vida, então tá aí mais um motivo pra eu beber chás.

Encontrar companhia

Mudar a rotina de alimentação não é nada fácil e quando temos companhia tudo fico muito mais simples. Eu tenho a sorte do Cris amar este estilo de vida e seguir com muito mais afinco do que eu hehe Mas também passo pelo desafio de conviver com muitas pessoas que não seguem a minha forma de alimentação. Não sei se tenho muitas dicas quanto a isto, mas lembro quando comecei e que o Cris achava maluquice e tal. Foi depois de muita conversa e dele perceber o quanto estava me fazendo bem que ele se interessou e foi aderindo.

Acho que deve ser por aí mesmo, não adianta querer impor seu estilo de vida aos outros, mas se você precisa de ajuda converse com aqueles mais próximos de você e quem sabe não consegue convencer alguém a encarar o desafio contigo?

E se ninguém animar, sempre temos a internet pra isto! Procure grupos no Facebook, siga perfis no Instagram ou leia blogs sobre a sua dieta. Informação e gente querendo ajudar é o que não falta na internet ;).

Espero que essas dicas ajudem na hora de encarar uma mudança na alimentação, mesmo que não seja LCHF acho que vale pra qualquer mudança de postura e hábitos hehe

E vocês têm alguma dica pra me dar??? Bjs!

2 comentários sobre “Dicas para seguir firme num desafio alimentar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s