Método Seinfeld de produtividade

metodo-seinfeld-de-produtividade-desacelera-camila

Como vocês já sabem eu completei os #30diasbichoeplanta sem furar em nenhuma refeição 😉 A parte que vocês ainda não sabem é como eu fiz pra me manter motivada e focada em cada um desses 30 dias.

Eu já falei da técnica Pomodoro e agora quero falar do Método Seinfeld. Não lembro exatamente quando ou onde eu ouvi falar desse método para criação ou manutenção de hábitos, mas sabia que um dia iria usar hehe

O método foi criado pelo humorista Jerry Seinfiel, aquele mesmo do seriado, e consiste em escolher algum hábito que você queira desenvolver ou criar e nunca quebrar a corrente. Mas como assim? Escolha algum goal e imprima um calendário onde você vai riscar os dias conforme for praticando o hábito em questão.

Eu já tinha feito algo parecido em 2014 quando queria incluir a LCHF na minha vida, usei um calendário desses que a gente ganha no início do ano e fui marcando os dias que seguia direitinho a dieta. Acabei largando de mão acho que por não ter um objetivo mais claro de curto prazo. Tipo tantos dias seguindo a dieta. Não sei se faria diferença, porque era algo que eu queria pra vida e não por uns dias, mas sei lá não segui…

O método voltou a me chamar atenção quando quis acompanhar meus bons hábitos e até baixei um app só pra isso, mas também não foi pra frente. Aí que eu entendi que a sacada é mesmo usar um calendário que fique na sua cara! Seinfeld indica um calendário anual bem grande e que te lembre o tempo todo de se manter fiel ao propósito.

No caso dos #30diasbichoeplanta eu imprimi um calendário anual, não muito grande, preguei no computador do trabalho, onde eu passo a maior parte dos meus dias, e bingo! Fez toda a diferença ter o calendário à vista o dia inteiro. Olha que lindinho que ele ficou quando eu completei o desafio!

metodo-seinfeld-de-produtividade-desacelera-camila

Finalmente consegui me manter firme e forte em um propósito! Não foi fácil, mas a vontade de marcar os dias e “não quebrar a corrente” me motivaram muito a seguir em frente e não deslizar. Foi lindo ver as marcas aumentando e chegando mais perto do tão esperado 02/02/2016. Ok que o efeito é totalmente psicológico porque quem era o sujeito nessa história era eu mesma, com ou sem calendário para marcar seria eu a colher os frutos. Mas eu adoro esses hacks da vida, do dia a dia.

Então se você estiver em busca de criar ou realizar algum desafio fica a dica do Método Seinfeld! Escolha já aquele objetivo que você quer muito atingir e imprima seu calendário, vá riscando os dias e comemore muito quando chegar lá! Muito mesmo!!!

Um upgrade no método é esse artigo do LifeHacker e fica de leitura complementar se você quiser implementar o Método Seinfeld no longo prazo. É o que eu pretendo fazer com a minha alimentação. O calendário continuará sendo meu principal aliado 😉

3 comentários sobre “Método Seinfeld de produtividade

  1. Eu não tinha a menor ideia de que esse método tinha um nome, mas usei intuitivamente quando quis começar a me exercitar. Escrevi o calendário num quadro branco que fica em cima do meu computador e de frente pra minha cama. E é incrível o poder do “efeito psicológico”, pq recentemente parei de fazer isso e acabei relaxando com a atividade. Agora que liguei os fatos, vou voltar a fazer.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s