Como eu lido com a minha leitura – Feedly / Pocket / Evernote

como-eu-lido-com-a-minha-leitura-Feedly-Pocket-Evernote-desacelera-camila

Vocês sabem o quanto eu amo ler e, principalmente, ler blogs, né? Mas não é só a partir de blogs que eu acabo me informando ou lendo artigos que me interessam. Twitter e Facebook estão sempre me apresentando artigos que eu quero ler, mas nem sempre posso ler naquele momento. Aliás, muito raramente eu leio algo que me interessa logo quando eu tenho um primeiro contato com o artigo.

Isso faz parte da minha vontade de priorizar o que eu estiver fazendo no momento, não ficar pulando de galho em galho e não fazer nada direito. Por isso vim falar hoje de como integrei esses três apps no meu fluxo de leitura.

Feedly

O Feedly apareceu na minha vida quando o Google resolveu descontinuar o Google Reader e a internet inteira teve que ir atrás de um outro agregador de RSS. Ter todos os feeds em um lugar só é a solução ideal pra quem quer acompanhar muitos blogs e não tem como ficar acessando cada página, além de estar sempre com os últimos posts em dia.

E sempre que vou conhecendo blogs novos, eu já vou adicionando e leio os últimos 10 posts pra saber se aquele blog fica ou se deleto logo. Ou seja, não acumulo informação que sei que não vai me atender.

Nesse caso já teve blog que eu acompanhava, desassinei o feed e depois de um tempo voltei a assinar. Normal! Todo mundo muda de opinião ou jeito de escrever, então acho bem natural esse vai e vem na minha lista de blogs preferidos.

Não é todo dia que consigo acessar o Feedly e ler os posts novos, na verdade faço isso uma ou duas vezes por semana, então é bem normal eu ter mais de 100 posts novos. Aí que entra o próximo app, o Pocket!

Pocket

O Pocket é um serviço de read it later, ou seja, tudo o que você envia pra ele fica offline e pode ser lido a qualquer momento, mesmo sem conexão à internet. Isso pra mim é perfeito porque cancelei meu plano com mil gigabytes e mudei pra pré pago, onde tenho acesso de dados limitado ao quanto eu pretendo gastar por mês.

Então meu fluxo é ler por alto os posts que estão acumulados no Feedly e ir mandando pro Pocket o que me parecer realmente interessante. Sempre faço essa coleta em casa, com acesso wi-fi, até porque é necessário conexão para que esses artigos sejam baixados no Pocket, só depois disso eles ficam disponíveis offline.

Além dos posts do Feedly, também coleto artigos que pareçam interessantes no Twitter e Facebook. Tudo o que eu acho que será legal ler depois vai pro Pocket.

Quando estou na rua, metrô ou qualquer lugar que eu tenha disponibilidade, acesso o Pocket e coloco minha leitura em dia. Quando algo me chama a atenção ao ponto de eu querer guardar para referência futura, que possa virar um post pro blog ou que eu possa aplicar na minha vida eu mando pro Evernote.

Agora o que foi legal ler, mas eu não vejo motivos pra guardar, já vou deletando conforme termino de ler. Também não gosto de acumular coisas já lidas por lá.

Mais uma coisa legal do Pocket é que ele limpa as páginas que mandamos pra ele e as transforma em um artigo bem limpo, então fica leve e gostoso ler na tela do celular.

Evernote

Que ele é a minha principal caixa de entrada e meu queridinho vocês já sabem, então é muito natural eu mandar pra ele tudo o que me interessa ao ponto de virar referência ou que eu queira tomar alguma ação.

Vocês podem me perguntar por que uso o Pocket no meio do caminho quando poderia ter um caderno offline no meu Evernote e transformar ele num para ler depois. Minha justificativa é que eu gosto de ter um app só pra isso e saber que tudo o que está no meu Evernote já foi previamente lido e é importante. Outra coisa é que nem acho o Evernote confortável para leitura, acho ele ótimo para escrever e servir de arquivo, o Pocket sim é muito confortável quando quero só ler alguma coisa.

Outra coisa é que o Feedly só se integra ao Evernote na sua versão premium e eu não assino o Feedly por motivos de achar que não posso mais gastar dinheiro com assinaturas.

E assim eu fecho o meu fluxo de leitura! É bastante intuitivo, mesmo que pareça que há muito esforço nele. E vocês usam algum desses apps? Ficaram curiosos ou têm alguma dúvida? Conta tudo ía nos comentários!

16 comentários sobre “Como eu lido com a minha leitura – Feedly / Pocket / Evernote

  1. Oi Camila,
    Por causa da sua menção passei a usar o Feedly. Eu já sabia da existência dele, mas não estava usando. Agora minha leitura de blogs ficou bem mais tranquila. Antes eu ia acessando aqueles que lembrava ou estavam no meu histórico. Uso o Evernote para guardar leituras para mais tarde.
    Abraços,

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa Daniela!
      É bom saber que está tudo num lugar só, ne? Acho prático e poupa tempo 😉
      Tenho ele até no trabalho! Nada de entrar nos sites de cabeça, eu tbm fazia isso hehe
      Evernote serve pra tudo, baita multi uso.
      Um beijo e obrigada pela visita 😘

      Curtir

  2. Tb migrei pro feedly depois de ficar órfã do GReader! Agregador de feed é a melhor coisa que existe para acompanhar blogs! 🙂
    Cheguei até a usar o pocket com essa ideia que você colocou, mas depois percebi que para mim funcionava melhor mandar pro Evernote.
    Eu não tenho costume de ler no celular e quando acontece estou online para acessar o feedly.
    O que preciso mesmo é me disciplinar para não ler as coisas na hora, atrapalha mesmo.
    Tenho que fazer umas rotinas para redes sociais pq estou me complicando com isso. Principalmente pq tendo blogs e fanpages acaba sendo desculpa para entrar toda hora. :/

    Adorei o post! Vou roubar tb. 😛
    Bjocas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Be my guest! Roube a vontade 😉
      Mas como vc manda do Feedly pro Evernote?
      Eu não leio qse nada na hr e isso é ótimo hehe To sempre atrasada, mas acabo não me enrolando.
      Deletar o FB do celular foi a melhor decisão, me roubava tempo demais. Ainda acesso mais o Twitter do que deveria, mas acho que não está tão nocivo sim hehe
      To muito enrolada com as coisas e isso está me deixando mal e ansiosa 😢 Zero organizada!
      Bjuuuu

      Curtido por 1 pessoa

      1. Eu mandava direto por que tinha a premium , mas não renovei em nov pq o dolar tá impossivel. Agora vou no post original e capturo com o web clipper. Quanto ao FB o pior é q nem olho pelo cel. É no pc mesmo. Trabalho o dia todo no pc … aí já viu. Acho q vou fazer um #projetoagoravai para organização. kkkk Bjoo

        Curtido por 1 pessoa

  3. Minhas leituras são nesse esquema tbm (vc sabe hehe), mas passei a armazenar tbm no Pocket.
    Na verdade armazeno no Pocket um pouco a mais do que apenas o que realmente interessa de viagem, tbm o que já está meio planejado, assim não preciso correr atrás de blogs nas próximas férias, vou na busca do Pocket. E tbm durante a viagem está tudo lá offline. É um momento que pode durar alguns dias ou alguns meses 😉
    Depois que passa a viagem apago tudo, a não ser que tenha algo sensacional, e aí mando pro Evernote.
    😘

    Curtido por 1 pessoa

  4. Caramba, tive que ler quem era o autor para checar se eu não ando escrevendo enquanto durmo.

    Faço quase tudo dessa forma, com exceção que facilmente chego nos 999+ posts no feedly, aí faço uma filtragem rápida para o pocket umas 3-4 vezes por semana. Vai acumulando lá até eu estar “inspirado” e entrar no pocket para decidir se pode servir de referência futura (evernote) ou foi só uma leitura interessante naquele momento (lixo).

    Curtido por 1 pessoa

      1. Hehehe, até dei uma olhada para responder, mas deu uma preguiça de contar 😛
        Também tento viver no minimalismo, mas ele anda igual minha barriga… faço uma dieta, extrapolo e corro novamente atrás de queimar as “gorduras” excedentes.

        Já fiz um limpa desses e percebi que o maior problema não era nem a quantidade de feeds, era a frequência que alguns postavam. Hoje, os campeões no meu são: Lifehack, Melhores Destinos e MDig. Tinham outros de notícias que tinha frequência ainda maiores, mas acabei tirando a assinatura do feedly e colocando-os todos em uma lista no twitter, assim posso seguí-los e até ter um certo filtro em relação ao tempo por conta da timeline. Afinal, se eu não ver logo, já vira notícia velha que: ou era irrelevante, ou já li em outros locais tamanha a relevância.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Hahha sem problemas. Era pergunta pra ter resposta vaga mesmo.
        Então estamos na mesma. To mesmo aqui escrevendo que emagrecer continua sendo meta pra 2016 😊
        Tem uns blogs que postam demais mesmo, no meu caso é o Tecnoblog, mas eu não leio tudo. Passo o olho e se for relevante vai pro Pocket, bem tranquilo. Sem pressão!
        Obrigada pelo papo!

        Curtir

  5. Nossa, estava exatamente procurando um app pra ler offline. Estava usando o evernote, mas minha assinatura premium acabou e não pretendo renovar agora. 🙂 Já tô adicionando textos no pocket! Obrigada.
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s