Mudanças na minha organização

mudancas-na-minha-organizacao-desacelera-camila

Se tem um assunto que eu adoro é organização e produtividade, como vocês já devem ter percebido. Estou sempre lendo e querendo saber como as pessoas usam os apps disponíveis pra que eu também possa aperfeiçoar o meu método e deixar o meu fluxo o mais enxuto e prático possível. Minimalismo, né gente!

E esse tempo fora da minha casa e minha rotina deixaram o meu sistema uma grande bagunça e largado de mão, não foi só do blog que eu descuidei. Mas as coisas andaram, porque elas sempre andam, e eu usei essa saída da rotina pra repensar a forma como eu estava me organizando.

Bullet Journal

Apesar de amar o BuJo eu percebi que ele não estava mais sendo tão prático pra mim, porque passei muito tempo fora de casa e também no hospital, então carregar um caderno estava fora de cogitação. Não era prático! Além de ter ocorrido uma emergência onde eu não tive como levá-lo comigo, esse caso me mostrou que eu funciono melhor com ferramentas eletrônicas e que usem a nuvem.

E pra aliviar minha necessidade de escrever e por ideias no papel? Estou carregando uma caderneta que é leve e cabe em qualquer bolsa.

Evernote

Continuo usando praticamente da mesma forma e só reduzi o número de etiquetas eliminando os contextos, prioridades e duração. Não faz muito sentido pra mim porque não tenho tantas tarefas assim. Acabava perdendo tempo categorizando quando poderia mesmo era estar executando.

Ele continua servido de principal caixa de entrada, então tudo o que chega até a mim eu guardo no Evernote. A melhor parte é que consegui instalar no micro do trabalho e ter meus arquivos e caixa de entrada sempre a mão. Claro que sempre posso acessar no celular, mas é bom poder ter a visão global do computador.

Consegui completar dois projetos desde aquele último post e criei mais um caderno só pra guardar as coisas do meu sobrinho ❤

Também uso ele também pra escrever meus posts aqui do blog! Acho ótimo ter a opção de começar algo em qualquer momento e poder resgatar depois, não me deixa perder tempo e ter sempre tudo a um toque. Isso me fez falta quando usando mais o Bullet Journal pra escrever e guardar ideias.

Quanto às tarefas de trabalho, eu estava com muita dificuldade de definir como iria gerenciá-las – se usaria GTD ou só uma lista de tarefas como sempre fiz. E nessas horas não tem jeito! Fiz um brain dump e decidi que iria criar uma pilha chamada Trabalho e nela teria as listas básicas do GTD: inbox, próximas ações, aguardando, algum dia / talvez e arquivo. Decidi deixar o trabalho bem no nível ground e vou tratar os projetos como listas de tarefas, tudo o mais simples possível. Comecei na quinta passada, então ainda está bem no início, posso voltar aqui depois e falar mais disso.

Todoist

Eu conheci o Todoist quando o Vladimir Campos entrevistou o Leandro Garcia sobre como ele gerencia suas tarefas usando o Todoist e o Evernote. A entrevista é muito boa e eu acabei ficando bastante curiosa e baixei pra experimentar. Sim! Eu sou muito influenciável hehe

Mas eu precisava de um app pra gerenciar tarefas? Não! O Evernote vinha me servindo muito bem nesse quesito. Baixei por curiosidade e nem achava que seguiria usando, mas o Todoist me pegou quando eu descobri o Karma, que é um sistema de pontuação que te ajuda a se manter focado realizando suas tarefas. Eu, que adoro um desafio, me senti muito mais afim de fazer minha tarefas ganhando pontos por elas. Claro que é tudo fictício e totalmente psicológico, mas eu adoro a brincadeira!

As novas demandas vão sempre pro Evernote e na revisão semanal eu passo o que será feito na semana pro Todoist, a não ser que seja algo corriqueiro – essas vão direto pro Todoist.

Google Agenda

Sigo usando a agenda do Google porque ela me atende perfeitamente bem. Uso o app Sunrise no celular e no computador e está sempre tudo sincronizado. No trabalho os serviços do Google são liberados, então posso usar no micro lá também sem qualquer problema.

E você, em que pé anda a organização por aí? Você também tem bichinho carpinteiro e tá sempre procurando um jeito de otimizar o seu sistema?

6 comentários sobre “Mudanças na minha organização

  1. Olá Camila! Eu ainda sou daquelas que se organiza pela agenda de papel…hehehe…
    Eu tenho uma agenda daquelas semanais (dá pra ver uma semana inteira quando abre) e aí eu anoto compromissos de uma cor e tarefas de outra. Tem dado certo, porém, quero tentar sair do papel mas está difícil…cheguei a experimentar o Evernote, mas está lá parado…hehehe….o todoist nunca usei não.
    Acho que de certa forma não gosto de ter que toda hora olhar no celular ou no computador para ver o que preciso fazer. Mas eu admiro muito quem já se livrou do papel! Por favor, compartilhe comigo dicas para isso, se tiver…
    Ah, e como está a sua rotina após voltar a trabalhar?
    Bjsss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi!
      Acho que vc pode ir scanneando os papéis que for recebendo e mandando pro evernote, assim se acostuma a acessar e tbm sabe onde estão as coisas. Eu usei o evernote como arquivão até esse ano e é muito bom saber que está tudo lá.
      Quando à agenda, a agenda do google permite criar várias agendas dentro do mesmo calendário. Eu tenho 5: agenda, planos, blog, estudos e Cristiano. Vou fazer um post sobre isso. Você pode tentar usar agenda e tarefas, por exemplo…
      Minha rotina está um caos! Ainda mais que comecei a academia essa semana. Vou escrever sobre isso tbm, mas quero voltar a estudar pra ter uma visão mais completa hehe
      E aí, o que vc acha?
      Bjo

      Curtir

  2. Oi Camila,

    Eu tenho bicho carpinteiro também…rs. Mudo o sistema direto, pois vou percebendo áreas que posso simplificar e tal.

    Eu tentei conciliar o Evernote com aplicativo de tarefas, usei toodledo, gqueues e todoist…mas serio me dá uma preguiça mais de um aplicativo. Nas ultimas semanas revi tudo e decidi voltar a usar o evernote somente.

    Eu como você tenho uma pilha (de etiquetas, não cadernos rs) exclusiva pro trabalho com as listas básicas do GTD também. Também não uso contextos e tal, pois cheguei a mesma conclusão, passo mais tempo classificando do que executando, tenho que tomar cuidado porque a parte que mais gosto eh planejar, organizar…rs
    Simplesmente não consigo “misturar” tudo, como o GTD orienta, sempre olho os posts da Thais Godinho, mas não consigo ter um unica lista de próximas ações por exemplo, misturando profissional e pessoal. Minha cabeça não funciona assim.

    Continue partilhando!
    Beijos e obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Adoro seus comentários 🙂
      Não tem como estagnar num jeito já que aparecem mil coisas novas todos os dias.
      Sabe que já andei pensando em voltar a usar só o Evernote? Mas cadê que eu consigo largar o karma do Todoist????
      Tô com um milhão de cadernos e tá indo bem. Algumas etiquetas tô usando bastante e isso me deixou muito feliz.
      Quanto ao trabalho, eu tbm não consigo juntar, mas acho que é porque comecei a organizar ele desse jeito agora. Aos poucos eu vejo como faço. E tbm não tinha o hábito de destrinchar as tarefas ao mínimo e to exercitando isso agora que estou lendo o A arte de fazer acontecer (finalmente!). Meu trabalho consiste de mini projetos e abrir ao máximo está sendo bom 🙂
      Eu compartilho aqui e vc comenta daí.
      Um beijo!

      Curtir

  3. Tb adoro o tema, não sei como nunca tratei disso no blog antes!
    Você tem me motivado a escrever sobre isso e consequentemente estudar mais o meu sistema. 🙂
    Bjocas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s