O método de Estudo em Ciclos

estudo-em-ciclos-desacelera-camila

Eu falei AQUI que a minha escolha de alternativa pro desemprego e também pra enfrentar essa fase difícil que estamos vivendo é estudar pra concursos. Não é nada fácil, assumo, mas tem sido bom. E nem é a primeira vez que eu estudo, mas é a primeira que eu encaro um desafio a longo prazo, sem edital aberto.

Hoje eu quero falar desse método que eu conheci há bastante tempo no Vida Organizada e que desde então eu uso nos meus estudos. Nesse post a Thais Godinho explica como devemos fazer pra montar nossos ciclos de estudos e eu faço desse jeito mesmo. Sem mistério! Outra fonte que eu quero indicar é o site do Alexandre Meirelles e do Demétrio Pepice, ótima dica que o Cris me deu quando eu resolvi estudar pra valer. O manual do concurseiro do Alexandre Meirelles é um must read. Impossível não se sentir motivado depois de ler o que ele escreve.

Sabendo as matérias que precisam ser estudadas e também o quanto eu me sinto segura em cada uma, eu defini quantos Pomodoros (30min) devo fazer dessa determinada matéria antes de seguir para a próxima. No meu caso, mesmo que eu defina mais de um Pomodoro seguido para a matéria, eu não deixo de fazer a pausa de 5min. Já falei o quanto eu acho as pausas importantes.

Eu tenho uma planilha com as matérias que eu estudo, quantos Pomodoros eu determinei pra elas e vou preenchendo conforme os dias terminam. Também somo o total estudado de cada matéria pra ter noção do quanto estou evoluindo.

Exemplo de ciclo:

Português – 4 pomodoros

Direito Administrativo – 3 pomodoros

Matemática financeira – 2 pomodoros

Direito Constitucional – 3 pomodoros

Informática – 2 pomodoros

Resumidamente o método consiste em estudar as matérias em sequencia, ou seja, se determino que no dia 1 irei estudar 6 Pomodoros, sei que irei estudar 4 de Português e 2 de Direito Administrativo. Então no dia 2 já começarei estudando 1 Pomodoro de Direito Administrativo para depois estudar mais 2 de Matemática Financeira e assim por diante. Vale também intercalar matérias que você saiba mais com as que sabe menos e também matérias com mais leitura e matérias com contas.

Claro que nada disso é rígido, se estou no meio de um assunto que me interessa ou que estou com dificuldade, eu fico mais um ou quantos Pomodoros forem suficientes até que eu me sinta segura para passar para a próxima matéria. Ah e vou encachando Pomodoros na minha agenda do Google pra saber o que farei naquele determinado dia, fica bem organizado. Eu tento estudar 6 horas líquidas por dia, nem sempre consigo.

Mas o que eu acho sensacional é que esse método me serve tanto enquanto estou assistindo às aulas on-line, porque me faz pular para a próxima matéria, como se eu tivesse um cronograma no próprio cursinho, quanto quando eu estou revisando as matérias e me obriga revisitar sempre os assuntos.

É isso, espero que vocês gostem e me contem ai nos comentários se vocês usam ou conhecem algum método de estudos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s