Como meu Evernote está estruturado com o GTD

evernote-e-gtd-desacelera-camilaSemana passada eu contei AQUI como começou e se desenrolou a minha história com o Evernote e, depois de um papo bem legal com a Jane pelos comentários, resolvi mostrar mais a fundo como eu estruturei meus cadernos e etiquetas.

Como eu falei antes, passei muito tempo somente com dois cadernos (inbox/arquivo) e sem nenhuma etiqueta. Essa estrutura não me atrapalhava nem nada, mas eu vinha me sentindo desanimada e pouquíssimo produtiva (não por culpa do Evernote, claro!). E por essa minha insatisfação, acabei resolvendo que chegara a hora de implementar o GTD nada minha vida.

Eu não vou falar aqui da metodologia, porque acho que a Thais Godinho é muito mais indicada pra isso do que eu, mas se você já sabe do que eu estou falando e quer saber como eu implementei, ai esse post é pra vc 😉

Eu já vinha há anos seguindo a parte horizontal do GTD, aquela coisa de coletar TUDO e não guardar nada na cabeça, ter arquivo de referencia (Evernote), usar bem a agenda (Google Calendar) e tudo mais. Mas a parte vertical (projetos, objetivos de curto, médio e longo prazo) estava totalmente largada e percebi que era nisso que eu precisava atacar. Afinal que forma melhor de encontrar motivação pra fazer as pequenas tarefas do dia a dia que não transformá-las em pequenos passos de objetivos muito maiores? Pra quem estuda pra concurso isso pode ser uma boa saída.

Fiz isso! Com as dicas da Thais, eu fui procurando aqui dentro o que eu realmente quero hoje, daqui a 2 anos, daqui a 5 anos e no finzinho da minha vida (por que não?) e foi ótimo enxergar mais claramente quais são os meus reais objetivos e assim traçar um plano de ação pra cada um deles e depois transformar esse plano de ação em pequenas tarefas que eu vou fazendo hoje, amanhã e depois, mas que vão contribuir pro que eu quero daqui a muitos anos 😉

O pulo do gato pra trazer isso pra uma estrutura que tenha a ver comigo no Evernote veio desse post AQUI e assim eu percebi que poderia trabalhar com mais cadernos e menos etiquetas. Lembrando que a minha estrutura está longe de estar finalizada, faz só duas semanas que eu estou nessa, tudo pode mudar a qualquer momento hehe

Estrutura de cadernos:

estrutura-de-cadernos-evernote-desacelera-camila

Inbox – onde eu coloco tudo o que chega, desde e-mails, ideias, panfletos scanneados e etc

Tarefas (pilha)

Próximas tarefas (tarefas que eu tenho que fazer agora, de acordo com prioridades, contextos e duração)

Tarefas Futuras (tarefas que são em meses específicos, como renovar o passaporte, renovar o seguro do carro, tarefas cíclicas e etc.)

Projetos – criei um caderno para cada projeto importante (são 4) e um para projetos curtos (tem 3 ali dentro). Nesses cadernos incluo a MPN e todo o arquivo de referencia de cada projeto. No caso dos projetos menores tenho concentrado tudo nas MPN mesmo.

XXXXX

Desacelera, Camila!

Escrita Criativa

Organizar a vida

Projetos Curtos

Algum dia / Talvez – guardo tudo que não vou trabalhar agora, mas que quero revisitar em algum momento da vida (cursos que quero fazer, wishlist, projetos já estruturados, mas que não rola fazer agora).

Big Picture – fiz como a Thais indicou e coloquei aqui meus objetivos de curto, médio e longo prazos.

Camila & Cristiano – é o caderno que eu divido com o Cris.

Arquivo – é pra onde vai tudo o que é referencia, tarefas completadas e material de projetos já finalizados (viagens passadas, cursos que já fiz e etc).

Estrutura de etiquetas:

estrutura-de-etiquetas-evernote-desacelera-camila

! – sinal para etiquetas de projetos ativos, pequenos ou grandes, mas uso somente nas tarefas que preciso fazer, não uso nas completadas.

@ – sinal para contexto das tarefas.

= – sinal para meses e anos. Não estou usando dias porque acho que o lembrete faz essa parte muito bem, assim economizei etiquetas.

a – sinal para arquivo. Coisas de projetos que já acabaram e foram pro arquivo eu estou sinalizando assim (Esses estavam em cadernos que eu resolvi passar pro Arquivo. Projetos e viagens antigas estão sem tag, porque eu não usava na época, e ficarei usando a busca mesmo).

d – para estimativa de duração da tarefa (ver na foto).

MPN – nota master do projeto. Onde eu coloco as especificações daquele projeto e tudo o mais.

p – para prioridade da tarefa (ver na foto).

Tarefa aguardando – qualquer tarefa que eu esteja esperando alguma coisa pra continuar com ela.

Tarefa delega – algo que eu tenha delegado a alguém.

Tarefa em andamento – algo que eu tenha começado, mas que não tenha sido possível concluir. Eu estudo pelo método de ciclos, então isso faz muito sentido pra mim.

É isso! Ficou enorme, mas acho que falei de tudo.

Alguém com alguma pergunta ou alguma coisa pra acrescentar que possa me ajudar a melhorar?

Ah e se você ainda não animou de participar do Concurso Cultural aqui do blog, vai lá!!!

8 comentários sobre “Como meu Evernote está estruturado com o GTD

    1. Aos pouquinhos você chega lá, Bru!
      Seu blog é tão lindo, vc demonstra muita organização nele, sabia? Mesmo que não seja hehe
      Pra mim é bom porque eu adoro o assunto, então gosto de aplicar e tudo mais. É divertido hehe
      Bjão e obrigada pelo comentário!

      Curtir

  1. Oi Camila!!

    Obrigada pela citação! Fiquei “me achando”…kkkk… 🙂

    Viu ficou muito legal seu esquema.
    Só uma pergunta: quando você vai processar sua inbox, acha tranquilo classificar as notas nos cadernos e tags?

    Digo isso porque eu já pensei em trabalhar com mais cadernos, mas acho meio chato ter que classificar os cadernos e as etiquetas, já que ainda não consegui me livrar delas :/…

    Um grande abraço, seu blog está ótimo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Jane! Obrigada vc pela ideia!
      Eu estou achando bem tranquilo porque tudo o que é tarefa leva a tag do projeto (se for relacionada a algum projeto) e vai pra Próximas Tarefas ou Tarefas Futuras. Se for referência de projeto, vai pro caderno do projeto.
      Ai quando executo a tarefa, ela perde a tag do projeto e vai pro caderno do projeto e eu anoto “Feito:” no título da nota.
      Assim eu sei que tds as notas com “!” são tarefas relacionadas a algum projeto e tudo o que está no caderno do projeto é referência ou tarefa que já foi concluída.
      A Thais liberou esse post: http://vidaorganizada.com/gtd/meu-sistema-gtd/como-estou-organizando-meus-projetos-atualmente-no-gtd-setembro-2015/ e eu abri o caderno de “Projetos curtos” em um caderno pra cada projeto, mesmo sendo pequenos.
      Esse post está muito legal. Eu acho a parte de Projetos bem difícil hehe
      Bjo e comente mais!!!

      Curtir

  2. Bem interessante seu sistema. Já pensei diversas vezes em ter mais cadernos, mas no fim das contas sempre acho que o inbox/processado resolve tudo pra mim. Com já comentei em outro post, faço tudo via etiquetas e as tarefas são no Toodledo, não consegui gostar de usar o Evernote para essa parte.
    Acho que vou planejar um post desse tb!
    Bjocas

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s