Sobre tomar chá

amo-chas-desacelera-camila

Mesmo que nós chamemos chás e infusões de chá aqui no Brasil, vale lembrar que os chás são somente 4: preto, verde, branco e oolong porque são extraídos da planta Cammellia Sinensis. Mas eu, como boa brasileira, vou chamar tudo de chá, ok?!

Feito esse parêntesis… Meus pais nunca foram de tomar chás e esse foi um hábito que eu adquiri quando comecei a trabalhar, no meu primeiro estágio. Era ambiente rico e tinha a moça passando com o carrinho servindo chás diversos e café, eu não tinha muito hábito do café então sempre aceitava os chás pra espantar o frio polar que fazia no escritório. Assim começou o meu caso de amor com os chás, lá se foram 12 anos desde o primeiro estágio e o hábito só foi crescendo. Aprendi a tomar café nesse meio tempo e amo, mas não abandonei o canecão com meus líquidos fumegantes.

Os amigos mais próximos se acostumaram a me ver chegar pela manhã, ligar o micro, já pegar a caneca e ir pra copa esquentar água. Assim começavam os meus dias no trabalho e não existia a possibilidade de não ter um chazinho. Se tivesse aquelas mini reuniões da manhã, já ia eu com a caneca na mão. Sempre fui conhecida como a menina do chá pelas moças da copa nos escritórios por onde passei.

No início eu só tomava chá preto, meu favorito na época, mas depois que conheci o chá verde foi amor à primeira golada hehe Hoje em dia tenho sempre de vários sabores e vou variando conforme o humor. Uma pena é que nessa fase em casa eu quase não estou mais tomando os meus chás, afinal aqui no Rio não tem inverno e a fase mais fresca já passou. Às vezes até faço um chá gelado caseiro e o Cris bebe comigo (ele odeia chá quente 😦 ). Eu gosto mesmo é de um chá quentinho enquanto estou trabalhando, lendo, escrevendo ou estudando, acho um ótimo companheiro em momentos de produtividade

Mas tomar chá, além de ser um charme e delicioso, faz super bem à saúde. Hoje em dia quem não sabe dos benefícios do chá verde, do chá de hibisco e do nosso bom e velho chá de camomila? Chás são ótimos diuréticos e ,por serem digestivos, caem bem depois de um almoço exagerado. Ou até mesmo como acompanhamento, no caso da comida japonesa eu sempre peço um chá verde. Também é um ótimo artifício durante as dietas mais rígidas e que beber água sem gosto de nada enche o saco.

Sei que muita gente odeia, até tenho um amigo, mais que querido, que fugia de mim no trabalho quando eu vinha com a minha canequinha a tira colo.

Se você não tem hábito de tomar um chá que tal experimentar e aproveitar todos os benefícios dessa delícia? Se você já tem o costume, que tal me indicar seu chá favorito?

E ó nada de ficar adoçando o chá e perder o gostinho delicioso dele in natura 😉

12 comentários sobre “Sobre tomar chá

  1. Eu amo chás! Tomo desde criança. Todos os dias de manhã faço uma xícara para mim, seja inverno ou verão (no calor só espero ele esfriar para tomar, mas imagino que seja mais fácil fazer isso em BH que no Rio, né?). Gosto de comprar sabores diferentes e tenho sempre 4 variações em casa. Meu sonho é ter uma mini-horta em casa com ervas de chá plantadas – isso é impossível hoje no meu micro-apartamento, mas quem sabe no futuro…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu cresci tomando chá para “curar” alguma coisa (erva-doce, capim santo, boldo, carqueja, erva-cidreira…). Depois de adulta que comecei a variar mais os sabores, só não me acostumo a tomar sempre por causa do calor mesmo. Porém, o chá mate gelado tem sempre na geladeira de casa. É meu “suco”! 😉
    Bjocas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aqui no Rio a gente toma muito mate gelado. Eu amo!!! Aqui temos lojas espalhadas por tds os bairros e eles até vendem sem adoçar, perfeito! O Cris não gosta e eu quase não faço em casa, mas cresci com a minha mãe fazendo. E aí que eu nunca tomei mate quente, NUNCA! Não entra na cabeça kkk

      Curtir

      1. Eu tenho uma amiga querida que é carioca e morou aqui em SSA. Da primeira vez que fui visitar ela no Rio depois dela ter voltado a morar aí, ela me levou na praia e lá eu tomei o mate gelado com limão. Amei! Desde então é o chá q mais gosto gelado. 😀
        A versão quente do Sul não gosto, não…rsrsrs

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s