Você conhece a Técnica Pomodoro?!

Não sei se vocês têm esse problema, mas eu sou uma procrastinadora de carteirinha e também sou super dispersa. Qualquer coisa me chama a atenção e é super difícil ficar concentrada por muito tempo.

Isso me prejudicava tanto no trabalho quanto nos estudos, porque sou engenheira e meu trabalho sempre foi bem focado na parte técnica. Eu sempre precisei de concentração.

Nas minhas leituras sobre produtividade e organização, eu acabei me deparando com a técnica pomodoro.

tecnica-pomodoro-desacelera-camila

A técnica é super flexível e pode ser aplicada com timer de cozinha (aquele do tomatinho, por isso o nome), timer do próprio celular ou aplicativos específicos (têm pra todas as plataformas). Eu uso aplicativo porque ele já nomeia as tarefas e guarda o histórico, então eu sempre sei o que eu fiz em cada dia. Veja o que se adequa melhor pra você.

Eu percebi um aumento muito grande na minha produtividade. E também, quando estou morrendo de preguiça eu penso: Ah! São só 30 minutos! Isso é ótimo, porque o difícil é começar, não é mesmo? O primeiro passo é sempre o mais difícil.

NÃO deixe de fazer as pausas! Eu cansei de me empolgar e ir ignorando as pausas. Acho que isso foi péssimo pro meu rendimento como um todo. Quando me tornei mais rígida com isso, percebi que meu cansaço ao final do dia tinha diminuído bastante.

E vocês? Alguma dica pra me ajudar? Porque eu melhorei, mas têm dias que até os 30 minutinhos do primeiro pomodoro me matam de preguiça 😦

6 comentários sobre “Você conhece a Técnica Pomodoro?!

  1. Camila, o blog está lindo. Tem sido uma delícia acompanhar esse seu diário virtual.
    Fiquei curiosa quanto ao aplicativo que você mencionou, que registra as tarefas e o tempo. Você poderia, por gentileza, compartilhar qual app tem usado para este fim?
    Beijos e mais uma vez parabéns

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Laís, obrigada pela visita e pelo comentário.
      Tem muitos! Eu estou usando o Pomodoro Pro pra iOS. Nem quis falar por não conheço pra outras plataformas. Mas têm muitos.
      Bjão e volto sempre 😉

      Curtir

  2. Eu conheci na época que entrei no mestrado, mas confesso que nunca consegui colocar em prática perfeitamente. Atualmente uso mais o conceito de tempos e pausas mas sem muito método.
    Bjocas

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s