Somos constantemente bombardeados com demandas e informações de todos os lados. Mas uma coisa é essencial para que tudo flua de uma forma aceitável: organização. Sem ela a gente entra num estado de sair fazendo qualquer coisa sem saber direito o seu propósito.
Eu já tentei mil maneiras diferentes de me organizar. Tudo no papel, com bloquinho e agenda ou tudo digital com Evernote e calendário do celular.
Tudo no modo analógico era impossível porque eu simplesmente odeio acumular papel. Odeio ter pastas e mais pastas com documentos, manuais, garantias; então acabava com tudo misturado em gavetas e eu nunca encontrava nada do que precisava. A agenda era pesada demais e eu não anotava tudo, além de não ter lembretes 😉 Um caos!!!
O modo 100% digital resolveu o problema da bagunça porque eu simplesmente guardo TUDO no Evernote. Chega um papel, eu escanneio, e mando logo pra lá. Assim não sobra nada espalhado ou jogado no fundo de uma gaveta onde nunca será encontrado, até porque a busca do Evernote é uma coisa linda e que encontra tudo o que você joga lá dentro. Mas a parte da agenda 100% eletrônica me engessava. Eu gosto de ter um papel onde eu possa escrever minhas tarefas e metas de curto prazo, brainstorm, gosto de ter mini diário pra anotar as refeições e tudo o mais.
Aí eu conheci o Bullet Journal e as coisas começaram a fazer muito mais sentido pra mim.
O BuJo resolveu os problemas do mundo digital. Nada como dar um passo atrás e perceber que o novo e o antigo podem conviver em harmonia e que só temos a ganhar com isso.
Hoje minha organização, que é bastante eficiente pro meu fluxo, é baseada no Bullet Journal pra tarefas e anotações do dia-a-dia, no Sunrise que tem as informações da minha agenda do Google e do Evernote pra tudo o que precisa ficar arquivado e que eu possa acessar de qualquer lugar.
E vocês? Como fazem pra dar conta de tudo o que chega de demanda?
Que ferramenta interessante esse Bullet Journal
CurtirCurtir
Oi Albert!
Eu adoro! Comecei a usar no início de 2014 e foi que deu jeito pra mim.
Tenta também. Pode usar qq caderno que funciona. O lance é numerar as páginas, depois disso tudo ficou mais claro 🙂
Obrigada pelo comentário e volte sempre.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estou de volta aqui pra agradecer a indicação. Bullet Journal é simplesmente fantástico. A flexibilidade que a ferramenta possui me torna uma pessoa muito mais organizada! (^o^)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que maravilha, Albert! Fico feliz de ter ajudado.
CurtirCurtir
Meu combo é Google Calendar + Toodledo + Evernote, porém esse ano tá tão louco que desandei completamente. Estou estudando o GTD do zero novamente, encontrando os meus furos e definindo novas estratégias para “fazer acontecer”. Adorei a ideia do Bullet, vou dar uma olhada com carinho nessa opção (já conhecia, mas por tb não ser fã de papel não dei atenção). Bjocas!
CurtirCurtir
Eu conheço o GDT há anos por causa do Vida organizada, mas sempre achei ele too much pra mim. Uma coisa ou outra eu até implementei e tal. Por isso o Toodledo nunca foi uma escolha. Eu usava/uso o wunderlist, acho ele bem simples, rola usar contexto e tags, e listas diversas e ele integra com o Sunrise tbm . Acaba que no Sunrise eu vejo lembretes do Evernote e tarefas com data do wunderlist, além de ser minha agenda Google. Isso é muito bom hehe
Eu amo mesmo o Bullet Journal. O papel me deixa mais criativa na hora de fazer um brain dump, então quase não uso mais o wunderlist, muito difícil.
E o evernote é o meu cérebro, tenho mais de 900 notas ativas e mais de 250 na lixeira (que eu não esvazio nunca hehe)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho vou experimentar me dividir entre papel e virtual também. Evernote é demais, mas ficar só nele não rola. Também preciso do papel, sempre quero um caderninho dentro da bolsa! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Isso Laís, tenta!
Eu to nessa e adoro 😉
CurtirCurtir