Anonimato em tempos de internet

anonimato na internet desacelera camila
Link na imagem.

Ok que é complicado pensar em anonimato com o Google e o Facebook sabendo de tudo o que fazemos on-line, mas meu foco não é nesse tipo de anonimato 🙂 Quero falar sobre aquele que permite a gente viver uma vida à parte da nossa. Uma vida on-line, da qual as pessoas ao nosso redor nem sabem que existe.

Eu vivi esse anonimato na época de Flickr e no início dos blogs  (fiz amiga que tenho até hoje, bjo Nadja!) e por um tempo no Instagram, quando ele era mais restrito e pouca gente conhecia, tenho mais gente da via on-line que da vida real por lá.

Feita a introdução, quero falar aqui do blog.

Eu já leio blogs há muito tempo. Muito mesmo. Desde blogs de esmaltes, maquiagem, moda, dieta, viagem, life style e organização… Com o tempo fui me tornando uma consumidora cada vez mais voraz desse tipo de conteúdo. Claro que  o perfil foi mudando, até porque fui envelhecendo e meus interesses mudaram também. Parei de ler alguns e outros foram continuando comigo, mas nunca deixei de ler blogs.

Muitos amigos sempre perguntaram o porquê de eu não ter um espaço só meu, eu dizia que preferia ler a escrever. Foi assim durante todo esse tempo e começou a mudar há pouco mais de um mês. Acho que isso se deve ao fato de eu já ter consumido tanta coisa e também de eu estar vivendo um momento muito diferente na minha vida. Isso tudo me despertou um vontade imensa de “botar pra fora” o que eu anda acontecendo.

Acabou começando de forma bem anônima, porque é muito fácil ser anônimo na internet, ter essa vida paralela da qual eu falei no início. Afinal, se eu não colocasse meu blog no Google, não comentasse em outros blogs ou não tivesse feito a página no Facebook, este blog continuaria passando despercebido e ninguém estaria aqui lendo o que eu tenho pra escrever.

E pra mim não foi fácil divulgar meus pensamentos. Para tudo! Não era esse o objetivo?!

Deixa eu explicar…

Eu adoro o anonimato da internet 🙂 Amei as primeiras duas semanas onde só apareciam pessoas desconhecidas com as quais eu poderia trocar ideias e comentários sem que essas pessoas me encontrassem na vida real. É muito mais fácil se expor assim. Ainda mais quando não se tem muita ideia do que está fazendo.

Mas eu comecei a me sentir mal pelas pessoas que eu gosto e com as quais eu não estava dividindo esse momento. Nem o Cris sabia :/ Ele, minha irmã e as duas bff`s foram as primeiras a saber, só depois criei coragem e fui abrindo o blog pra todo mundo.

A cada elogio e like eu morria de vergonha e ficava vermelha lendo tudo no sofá de casa. Me sentia despida, afinal aqui estão os meus pensamentos e tudo o que eu ando vivendo. De verdade.

E digo que está sendo muito bom ter as pessoas mais próximas por aqui também e ainda ter os amigos desconhecidos. Agora eu tenho muito mais amigos e os mais próximos me conhecem melhor. Acho que foi a decisão acertada.

Mas eu ainda amo o anonimato na internet 🙂 E vocês gostam dos amigos on-line? Aqueles que não vêm pra vida real, mas que parecem que a gente conhece desde sempre?

8 comentários sobre “Anonimato em tempos de internet

  1. Oi, Camila! Ao contrário de você, eu gosto de manter o meu blog separado da “vida real”… Sei lá, eu não gosto muito de ficar divulgando, até porque as pessoas que convivo não tem os mesmos interesses. Comento uma vez ou outra sobre o blog no Twitter, e só. Gosto de ser “anônima”. 😀

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é Bárbara, pra mim não foi fácil divulgar. Eu sempre curti essa vida paralela que a internet proporciona.
      Mas está sendo ótimo divulgar e receber o carinho de quem convive comigo. É diferente! Não estava acostumada a me expor tanto, mas tá legal 😉

      Curtir

  2. Putz, é até difícil falar sobre isso em apenas um comentário.
    Mas a verdade é que me perdendo na internet achei muito coisa legal e o universo dos blogs então!
    Eu morria de vergonha quando alguém “da vida real” me achava nessa maluquice de internet e também não contava pras pessoas que tinha amigos da internet, afinal era coisa de gente doida né? (eu sei que vc sabia, afinal a gente sempre se entendeu)
    Meu facebook só tem gente que conheci na internet e o instagram, bem esse não deu, mas às vezes aparecem umas pessoas que penso putz, me descobriu!
    Mas é estranho saber que amiga abriu blog pra conta tudo dela pra tudo mundo hehe e o melhor é que to adorando!
    😘😘

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu sempre gostei muito de ler blogs dos mais variados temas e também por isso resolvei começar os meus. Acontece que tenho dificuldade de falar de mim com qualquer pessoa, imagina na internet! Acho que por isso o MNNK fica sempre meio de escanteio… hehehe. Por outro lado gosto muito do resultado quando consigo escrever sobre mim, por isso insisto em tentar. Já conheci muita gente legal na blogesfera que mesmo não conhecendo pessoalmente moram no meu coração. E agora conheci vc! Não é uma maravilha esse mundo conectado! 😀

    Curtir

    1. Ownnn
      Sim! Eu amo a internet. Não entendo quem passa horas assistindo TV quando pode ficar zanzando na internet sem fim. Pra que novela se os blogs são tão mais legais?! 😉
      Acredita que o wordpress não tinha me avisado dos seus comentários? Por isso demorei tanta o ver. Que pena!!!
      Bjo!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Pois é, eu prefiro ficar lendo blogs do que ficar assistindo novela, pois sempre aprendo algo novo , visitando cantinhos diferentes,mas as pessoas que convivem comigo, eu nem comento nada, pois vão me achar maluca, aliás é um mundo diferente, paralelo a esse mundo real, nunca conversei com uma amiga que me dissesse que acompanha algum blog especifico, é só eu mesmo.kkkk. Mas amo tudo isso.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Minha melhor amiga e minha irmã curtem blogs, então sempre tive papo com elas. Mas os interesses nem sempre são iguais.
      Hoje vejo que a maioria dos meus amigos não curte mesmo, afinal a grande maioria dos comentários aqui é de amigos da internet, não dos da vida real.
      Obrigada e volte sempre Simone!😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s