Filhos? Sim ou Não?

viajar

Eu assumo! Amo as listas de x coisas para fazer / falar/ viver e bla bla bla. É bobeira, mas eu adoro e costumo me identificar com várias.

Vim falar de uma que eu li esses dias e que me pegou de jeito.

10 frases que NUNCA se deve dizer a uma mulher que não tem filhos!

Eu tenho 33 anos, estou com o Cris há 13 anos e temos 7 anos de casados. Vocês podem imaginar a pressão que sofremos?! Família, amigos e sociedade em geral!!!!

Eu já ouvi todas as 10 frases, mas separei as que mais me irritam pra comentar:

Ah, você vai acabar mudando de ideia no futuro.

Essa frase me irrita de uma forma que nem sei explicar. Parece que alguém está passando a mão na minha cabeça, com pena de mim, porque eu não estou no meu juízo perfeito.

Só quando se tem filhos é que se descobre o amor verdadeiro.

Afinal pessoas sem filhos não sabem amar. Nem consigo comentar essa.

Você vai se arrepender depois, quando estiver mais velha.

Escolhas são escolhas. Sempre estaremos abrindo mão de alguma coisa. Todos os dias são assim. E depois existe inseminação e adoção. Acho que pra tudo há solução na vida.

Seu marido sabe que você não quer ter filhos?

Meu marido é a pessoa com a qual eu mais converso. Na verdade, ele e a bff. Ao ponto de não saber o que eu falei pra um ou pro outro. Como ele não saberia dos meus medos e anseios? A maternidade é só mais um deles. Não é assim que um casamento deveria ser?!

Essas pra mim são de matar, sério!!!!

Eu ainda não decidi se quero ou não ter filhos. A verdade é que eu nunca pensei em ser mãe e a cada dia que passa eu me sinto querendo menos. Mas não bati o martelo aqui dentro, sabe? O Cris nem pensa nisso, ele sempre soube que eu não era chegada na coisa e nunca me pressionou.

Claro que eu tenho medo de me arrepender de não ter, porque acho que ninguém se arrepende de ter filhos. E isso que as pessoas não entendem. Acho a decisão de não ter muito mais pesada. Afinal, como mulher, tenho um timing que se passar, já era.

Enfim, essa é a nossa sociedade que acha que todos devemos seguir determinados padrões e quem não os segue acaba virando o bicho papão.

18 comentários sobre “Filhos? Sim ou Não?

  1. Olá Camila, esse post me lembrou um livro que esta lendo, “Como ser mulher” de Caitlin Moran, ela escreve um capitulo inteiro falando disso, como se ter filhos fosse uma obrigação da mulher e todas deveriam ter antes dos 30. Ter filhos precisa ser planejado e realmente querer, afinal você vai precisar dedicar seu tempo, seu amor, seu tudo para esse novo ser humano, não pode ser decidido só porque a sociedade acha que está na hora de ter filhos.

    Abraços

    Curtido por 2 pessoas

    1. Ótima dica, Isia! Eu amo ler e vou procurar.
      Concordo com vc. Entendo que antigamente a maternidade era uma coisa mais automática na vida das mulheres. Mas hoje em dia não precisamos ser assim.
      O Cris não pressiona e tbm acha que não é o nosso momento. E se esse momento chegar, ótimo. Se não chegar, ótimo tbm 🙂
      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Curtir

  2. Ter filho é um passo que deve ser pensado muito, pois não temos como voltar atrás. É uma experiência muito intensa, uma mudança completa na vida da mulher e do casal e um amor diferente dos demais…
    Também me irritava com essas frases! Parece que nunca amamos na vida.. Existem vários tipos de amor, e eles não “somem” quando somos mãe.
    Enfim, é uma experiência que deve ser tomada a dois.
    Ser mãe é muito bom! Mas só recomendo quando se está disposta a viver e se doar para esta pessoinha. Pois nossa vida fica em segundo plano e dormir não é nossa prioridade..Rs… Pelo menos nos primeiros anos.
    Somos recompensadas por sorrisos, carinhos, descobertas.. Isso não tem preço! Cada um tem sua hora.. Pressão não rola..

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá Camila! Tenho 29 aos, estou com o meu marido há 12 anos, com 7 anos de casada.
    Faz uns 2 anos que meu marido diz que não quer ter filhos de jeito nenhum…eu tenho um pouco de vontade, mas tenho muiiiitas dúvidas em ter ou não…quando vejo certas coisas nesse mundo, as dificuldades, a violência, a intolerância, a maldade, aí eu desisto. E não basta só eu querer, meu marido tem que querer também, o que acho bem difícil acontecer, pois ele parece muito decidido.
    Enfim, adoreiii esse post! Acho que já ouvi as 10 frases também!
    Fica com Deus! Abraçosss! 😀

    Curtir

    1. Oi Yasmin, obrigada pela visita e pelo comentário.
      Situação difícil, né?!
      O meu marido também não bateu o martelo,então estamos na mesma.
      Mas sabe que as dúvidas e essas dificuldades que você citou fazem a gente travar também?! É justamente por causa dessas coisas que não queremos.
      Sempre temos tempo pra mudar de ideia e tentar sermos felizes. Isso que me move e não me deixa ficar tão neurótica com esse assunto hehe
      Bjão

      Curtir

  4. Quando eu li essa lista em outro blog, logo pensei em tudo que vc passa! Ainda mais agora com uma irmã esperando um filho…
    Com td minha pouca experiência com a maternidade (nenhuma qse né?!?) já sei que é um mundo a parte, de mt exigência, mt intrometimento dos outros e muuuuuuuuita abdicação! De tempo, do seu corpo, do seu dinheiro, do seu mundo!
    Não! Nós, mulheres, não nascemos para ser mães, não temos encontramos o amor verdadeiro qd parimos, não temos instinto materno ninja que faz com que tudo se ajeite! As coisas se ajeitam, superamos o cansaço, as dores pq a vida segue! Ah, e bebês são mt fofos! Hahahaha
    Mas para ser uma boa mãe não basta gerar e parir… Depende mt de querer, se esforçar, se ferrar mt! A glamourização da maternidade é um erro tão fatal quanto as princesas da disney!!!
    Apoio a quem decide não ter, apoio a quem decide ter, apoio às que se decepcionam com a maternidade, apoio às que se surpreendem com uma gravidez indesejada (tipo eu!)… Ou seja, apoio ao livre arbítrio sempre! E a liberdade das mulheres de serem mais humanas do q “só mulheres”!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi. Conheci seu blog hoje, olhando os posts achei esse pra comentar. Eu tenho 43 anos sou casada há 18 anos e não tenho filhos. Desde sempre nunca tive vontade verdadeira, mas como todos tinham achava que eu ia ter tb. Fomos adiando a decisão, adiando e esperando a vontade crescer… só que ela diminuiu. Penso que para ter filhos e preciso muita vontade e dedicação. Foi uma decisão conjunta do casal e estamos felizes com ela. Espero que vcs achem seu caminho.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Sandra, obrigada pelo comentário 😍 Muito bom conhecer as histórias de outras pessoas. Eu e o Cris estamos parecidos com vcs, cada vez querendo menos hehe Eu estou com 33 anos, acho que ainda tenho um tempinho pra pensar nisso. Vamos ver no que vai dar.
      Obrigada pela visita e comente sempre que quiser, vou adorar!
      Bjo!!!

      Curtir

    1. Adorei o vídeo Regiane! Obrigada pela dica, vou compartilhar porque ela fala exatamente o que eu penso e li outro dia resumido nessa frase: você quer um filho ou um bebê? Afinal a reflexão tem que ser muito mais profunda, não é mesmo?
      Bjão!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s