Como gastar menos?!

25aefa59bfe2fd4c6903fa42338f763d

Sim! Eu entrei pra estatística no dia 21 de maio de 2015. Fiquei desempregada.

Ah, eu tenho 33 anos e sou engenheira química. Trabalho há mais de 11 anos na área de projetos e sempre trabalhei com a Petrobrás. De uns dois anos pra cá as coisas foram ficando estranhas e no final do ano passado a minha empresa começou a tentar uns acordos, que não foram pra frente, e toda a engenharia acabou sendo desmobilizada. Eles estão em um novo processo de negociação e eu devo voltar a trabalhar a qualquer momento, mas prefiro esperar e ver no que isso vai dar.

Feita a introdução da minha situação, vamos ao que interessa…

Eu e o Cris não viemos de famílias com grana e tudo o que fizemos até hoje (carros, viagens e o ap) foi comprado com nosso dinheiro. Na verdade, menos o casamento que meu pai deu de presente 🙂

Então quando nós resolvemos nos casar eu precisava mudar a minha relação com o dinheiro e com as compras. Nós somos bem diferentes, como eu falei AQUI.

Mesmo depois do casamento, eu convivia com pessoas consumistas e caía nessa onda também. Acabava sempre comprando mais do que deveria. Comprava pra me senti fazendo parte. Enfim, todos erram e o consumismo vem me fazendo mal há algum tempo.

E foi isso o que eu fiz, aos poucos fui comprando e gastando cada vez menos.

Mas sabe quando você chega ao ponto de achar que não é suficiente? E no meu caso nem é pelo desemprego, juro! Assumo que estou cansada de tantos shoppings, de tantas lojas e do apelo que vem de todos os lados.

Aí me veio essa deixa, como fazer para gastar menos? Eu, sinceramente, não sei direito ainda. Porque por mais que eu não compre, cada vez que eu saio de casa, eu gasto em alguma besteira.

Apesar de nunca ter tentado, acho que chegou a minha hora de fazer um desafio de x dias sem comprar. Afinal vai que eu volto a trabalhar logo e o apelo volta a ser maior ainda? Ficar em casa ajuda muito!

Hoje é dia 29 de julho e faltam 156 dias até o fim do ano. Acho que posso me desafiar sim…

 Imagem: https://br.pinterest.com/pin/124552745919654782/

8 comentários sobre “Como gastar menos?!

  1. Oi Camila 😀
    Sabe, eu nunca pirei com compras, acho que tenho fases que gosto de buscar roupas (por exemplo) mas sempre que renovo o guarda-roupa é porque precisa ser passado adiante. Não piro muito com comida e essas coisas, e acabo não fazendo ressalvas nessa parte. Geralmente quando vou preparar uma lista de compras eu penso naquilo que eu realmente preciso. Já cheguei a começar a anotar e, quando me perguntei, desisti da compra, ou seja, naquele momento não precisava de nada. Poupei tempo e dim dim. Uma “wishlist” ao contrário rsrs
    Beijo e boas experiências nesta fase!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Patrícia! Obrigada pelo comentário.
      Ainda chego ao seu nível de tranquilidade.
      Eu sempre caí em todas as ciladas do marketing e do apelo ao consumo.
      Mas tô melhorando! Fazer listas ajuda mesmo.
      Eu tenho a “necessidade” e a “futilidade”, acho que assim consigo focar no que realmente preciso.
      E vamos que vamos! Cada dia um aprendizado.
      Bjo,
      Camila

      Curtir

      1. UFBA ! Trabalho com pesquisa na universidade mesmo. Projetos com indústria ou com o governo e, portanto, o cenário está complicado por aqui também. bjo

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s